AAWZ Partners

Três opções para executar um Planejamento Sucessório – Parte 2

Na última semana, mostramos 3 opções para executar um planejamento sucessório, e foi possível entender, segundo a pesquisa realizada pela Schwab em 2019, que um dos maiores pontos de atenção para os escritórios vinculados à corretora, deveria ser a sucessão dos sócios fundadores. Hoje, vamos para a parte 2 das opções para executar um planejamento sucessório.

 

INFUSÃO DE CAPITAL CONSTANTE

A maioria dos investidores de capital permanente são as próprias corretoras que fazem investimentos em escritórios de AIs em troca de um período de exclusividade (que pode ou não ser renovado), direito de preferência sobre equity, opção de compra e futuramente uma parcela do equity. Normalmente esse tipo de negociação permite que os vendedores mantenham sua independência e ao longo do tempo vão utilizando de sua expertise para otimizar a rentabilidade de sua rede na região de atuação dos escritórios. Geralmente é um caminho ideal para proprietários que buscam liquidez de curto prazo.

 

 

TRANSIÇÃO INTERNA PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO DE LIDERANÇA DA EMPRESA.

A última maneira é mais importante, porque deve ser realizada, independente do caminho que você escolher para o seu negócio. A transferência da propriedade internamente para os principais membros da equipe é uma premissa de manutenção de equipe em empresas de assessoria e esse processo geralmente leva muito tempo e planejamento, pois é improvável que a próxima geração seja capaz ou esteja disposta a assumir 100% de propriedade em questão de meses. 

 

 

ACORDO COMBINADO

Muitos vendedores escolhem uma combinação dessas opções para atingir o nível desejado de liquidez e controle. Os acionistas fundadores têm necessidades e capacidades diferentes em diferentes estágios de suas vidas, portanto, uma injeção de capital estratégico, por exemplo, pode fazer mais sentido antes de vender para corretora ou private equity. O planejamento de sucessão adequado precisa ser adaptado e todas essas opções devem ser consideradas.

 

 

CONCLUSÃO

Sendo assim, ainda pensando no cenário atual, onde gestores não priorizam o planejamento sucessório, é importante saber que existem muitas opções de saída. Quanto antes esse planejamento for executado e estiver no radar dos sócios fundadores, melhor para ganhar vantagem sobre sua concorrência.

 

Isso porque, provavelmente, os escritórios concorrentes também não estão priorizando o planejamento sucessório. Não estaremos errados se afirmarmos que você passou toda a sua carreira ajudando clientes a planejar a aposentadoria, certo? Então agora, é hora de começar a pôr em prática o que você realmente entrega para seus clientes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *