AAWZ Partners

Carta do CEO 2024 – Início de uma nova era

O INÍCIO DE UMA NOVA ERA

Iniciamos o ano de 2024 com perspectivas radicalmente diferentes daquelas que marcaram o ano de 2023. Se retornarmos ao relatório da AAWZ ao final de 2022, nós destacamos os pontos abaixo:

 

• Grande parte das operações apresentava EBITDA negativo;
• As captações líquidas estavam nos menores patamares históricos;
• A concorrência por assessores com carteiras e clientes da mesma corretora atingia os maiores níveis históricos;
• O cenário macro beneficiava a Renda Fixa e os bancos.

 

Essa conjuntura tornou 2023 um ano desafiador, talvez o mais difícil para o setor de assessoria em uma década. No entanto, mesmo diante das adversidades, as assessorias continuaram a expandir suas custódias e receitas. Em outras palavras, o setor não se contraiu, demonstrando uma notável resiliência mesmo em tempos adversos – o problema nos últimos dois anos foi a desaceleração do crescimento relativo. Ao examinarmos essa queda no crescimento relativo, alguns fatores chamaram nossa atenção.

 

Enquanto várias operações registraram recordes de captação bruta em alguns meses, os resgates eram constantes devido às necessidades individuais de liquidez e à competição direta com os bancos.

 

Entretanto, outro fator chamou ainda mais nossa atenção: a diferença de produtividade entre assessores experientes. Nos últimos dois anos, surgiram os chamados “gatos gordos”, assessores com carteiras de clientes consolidadas não buscaram renovar relacionamentos ou seguir processos comerciais para continuar crescendo.

 

Conforme os dados demonstrados na seção de dados operacionais do relatório, 10% dos assessores representaram 90% da captação líquida das assessorias em 2023 – aqui temos um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para as assessorias e plataformas. Caso esse gap seja fechado e os processos comerciais comecem a ser respeitados, os níveis de captação líquida podem subir significativamente.

 

Essa redução no crescimento relativo das operações (CAGR) em comparação com o orçamento financeiro planejado trouxe à tona a ineficiência operacional em várias áreas internas da operação: falta de cultura e processos comerciais, e, consequentemente, de crescimento orgânico.

 

Além disso, ao sair de um crescimento médio de ~70% ao ano para 20%, os modelos de negócios com alto custo fixo, baixa lucratividade e Partnership concentrado em sócios-fundadores foram questionados.


Neste relatório, vamos demonstrar como as assessorias parceiras da AAWZ atuaram ao longo de 2023 para implementar eficiência e reduzir a relação de custos/receitas e consequentemente aumentaram a margem operacional (EBITDA) da empresa. Ao lado, você consegue verificar como tas operações parceiras da AAWZ conseguiram implementar escala operacional, reduzindo a relação de custos/receita e aumentando a margem.


Os ganhos dos parceiros vêm da profissionalização da estrutura – melhorar os resultados das áreas operacionais e da receita. Em parceria com a AAWZ foi possível reduzir a relação custos/receita e implantar escalas nas áreas internas: financeiro, contábil, plataformas de B.I., acompanhamento Partnership e contratos e estratégia & performance.

Este é um trecho da Carta do CEO que está disponível na íntegra no Relatório Setorial 2024, acesse clicando na imagem abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *