AAWZ Partners

5 perguntas fundamentais para o partnership

Seguindo a nossa Metodologia de Gestão de Partnership, temos 5 pilares fundamentais para estabelecer um partnership competitivo, e o primeiro deles é o foco e estratégia da empresa. Definir qual o foco do seu escritório é determinante para atingir os objetivos, e criar diferenciais no mercado.

 

Quando questionamos diversos gestores sobre partnership e estratégia, a resposta para muitos escritórios ainda é: “nós temos um partnership bem estruturado com escritório de advocacia X” e “temos um planejamento bem definido”. Porém, quando analisamos de perto, é difícil encontrar foco e diferenciais entre as assessorias ao longo do país.

 

É raro encontrar uma assessoria realmente focada em determinado segmento – independente de tamanho, a maior parte das assessorias atuam em todos segmentos: pessoa jurídica, previdência e pessoa física (varejo , altarenda e private), isso porque, o foco está em crescer a captação. 

 

Ao seguir padrões do mercado e não definir um foco, as assessorias seguem regras de prateleira e acabam não se diferenciando, mesmo no segmento de pessoa física, core da maioria das empresas. Como consequência, a maior parte das assessorias do país estão sofrendo para atrair e reter profissionais.

 

A título de exemplo para entender a importância de segmentar a sua empresa, os processos operacionais do dia a dia do profissional, a estrutura física do escritório/suporte, a estrutura de remuneração e o perfil dos sócios são totalmente diferentes entre assessorias private e assessorias varejo, assim compara assessorias pessoa jurídica. 

 

Ao definir o segmento foco da sua empresa, você consegue criar vantagem competitiva, tornando-se capaz de atrair e reter mais profissionais com o perfil adequado a sua cultura e sociedade. Para isso, no conteúdo de hoje, trouxemos 5 perguntas que todo escritório precisa saber responder antes de implementar um partnership.

 

 

1 . O SEU PARTNERSHIP É DIRECIONADO PARA VALOR DE EQUITY/VENDA DE SOCIEDADE?

Não existe certo ou errado. Mas é preciso definir se você vai ser uma empresa de dividendos ou equity (valuation), essa definição traz como consequência a estrutura de remuneração e a distribuição do dinheiro internamente (lucro e incentivos).

 

Como exemplo, se você distribui os valores recebidos de exclusividade ou até o lucro da empresa e não reinveste, você está penalizando o crescimento da empresa e consequentemente o valuation. 

 

 

2. O OBJETIVO DA EMPRESA É CRESCER DE FORMA MAIS RÁPIDA QUE O MERCADO, NA MÉDIA OU MAIS DEVAGAR?

A definição da velocidade de expansão do seu escritório, determinará a forma como você irá “queimar” o caixa da empresa e o formato do partnership para atrair novos profissionais.

 

 

3. QUAL O MODELO CORPORATIVO VOCÊ IRÁ ADOTAR NA EMPRESA?

Uma derivada da pergunta 1, é a estrutura corporativa da sua empresa. Empresas mais focadas em valuation são empresas que tendem a se alavancar mais operacionalmente, com o objetivo de aumentar a velocidade de expansão e a capacidade de escalar o negócio – atraindo executivos 100% dedicados em funções não comerciais.

 

4. VOCÊ INCENTIVA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA INTERNAMENTE?

Sempre lembre de ter uma cultura forte e transparente para que todos saibam como ascender na operação. Dessa forma, você vai incentivar que seus assessores se tornem líderes com o tempo.

 

 

5. QUAL O SEU SEGMENTO DE ATUAÇÃO? VAREJO, PRIVATE, PJ? 

Pense em vantagem competitiva (todo mundo quer atuar em todos).

 

Uma das perguntas que ilustram esse primeiro pilar. Um escritório focado em varejo tem estratégias e estruturas diferentes de um escritório focado no private. Então definir qual segmentação você vai atuar é muito importante para os primeiros passos.

 

 

Para concluir, definir um partnership claro e focado é crucial no setor de assessoria de investimentos. Ao se ancorar nos cinco pilares mencionados, seu escritório se diferencia e fortalece no mercado. A escolha do segmento, o desenvolvimento de líderes e a clareza nas metas corporativas são passos essenciais para uma trajetória de sucesso e retenção de talentos. A estratégia correta guia decisões e garante crescimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *