AAWZ Partners

A confiança dos profissionais nos escritórios

A confiança dos profissionais nos escritórios

 

Esta semana realizamos uma pesquisa no Instagram da AAWZ (@aawzpartners) sobre confiança dos profissionais nos seus escritórios. E o resultado foi preocupante: 37% dos assessores afirmaram que não confiam no seu escritório. Abaixo as principais causas apontadas por esses assessores:

 

•          Não tenho transparência sobre como é utilizado o caixa da empresa;

•          Não existe transparência sobre os meus pagamentos;

•          Escritórios só pensam em colocar meta e não olham a pessoa por trás;

•          Só querem que o assessor venda produto e aumente ROA;

•          EGO do CEO;

•          Os sócios se acham CEO de grande corretora, não compartilham informações, números e estratégias.

 

Em outra enquete, perguntamos se os resultados da primeira pesquisa eram preocupantes e 30% responderam que era algo normal. Entendemos que não é possível agradar todos na empresa, mas os índices de churn (saída de assessores) da nossa indústria vem aumentando significativamente nos últimos meses e um dos grandes fatores da saída de sócios está atrelada a falta e confiança no setor, então os números são preocupantes e precisam ser tratados com seriedade.

 

Em uma pesquisa realizada pela American Time Use Survey (ATUS), US Bureau of Labor Statistics, demonstrou que ao longo da vida as pessoas passam tanto tempo com seus colegas de trabalho quanto com seus cônjuges.

 

Quando analisamos sob perspectiva de tempo, o preço de você não confiar na empresa ou ter pessoas que não confiam em você é muito alto, seja essa uma relação de amizade, com cônjuge ou no trabalho – imagino que você não casaria com alguém que você não confia.

 

Aceitar trabalhar com alguém que não confia, faz com que a pessoa se retraia, diminuindo desenvolvimento e crescimento pessoal. Sob a perspectiva das empresas, o resultado é a queda de produtividade e rentabilidade.

 

A desconfiança precisa ser trabalhada em ambos os pontos (gestor e assessor). O medo de uma ingratidão muitas vezes sentido pelos sócios e gestores da empresa, gera tantas consequências para a empresa quanto a falta de confiança dos associados. Por isso, sempre sugerimos que haja transparência dos sócios para os associados e caso haja desvios ou ingratidões, corte o erro pela raiz, punindo apenas quem agiu de má fé.

 

Divulgue seus resultados, informações privilegiadas, discussões de estratégias internas, riscos e potenciais. A AAWZ não apenas pode te auxiliar a estabelecer transparência financeira, mas também a gerar confiança dos seus sócios nos processos e estratégias que estão sendo executados internamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *