AAWZ Partners

Análise do Mercado B2B – parte 2

Confira a parte 1.

 

Desprezado por alguns players, entendemos que o movimento de independência está apenas no início, devido a baixa representatividade dos números de profissionais maduros (~33%) vs. não maduros (~67%).

 

Podemos verificar que o nível de maturidade do setor vem aumentando trimestre a trimestre, em linha com a fundação de novos escritórios por esse perfil de profissionais.

 

Aqui vale outro disclaimer, para esclarecer a linha de corte entre profissionais maduros e não-maduros. Normalmente 3 anos no setor de assessoria independente é o ponto de virada de um profissional que nos primeiros anos foca estritamente captação de cliente, mas conforme a carteira cresce e a maturidade no setor aumenta, inicia a procura por estruturas mais profissionais e adequadas ao seu perfil.

 

Abaixo, demonstramos um pouco mais dessas alterações e movimentações no setor.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 
Gráfico 1 – Histórico de profissionais por maturidade.
 

 

A. Churn e Movimentação AAI’s

 

Conforme o próximo gráfico, tivemos neste trimestre, pela primeira vez na história do setor, uma inversão no saldo de contratações de profissionais —

 

O número de saídas + movimentações internas alcançaram números superiores ao de contratações.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 
Gráfico 2 – Saldo de movimentações de assessores entre clusters de escritórios.
 

 

 

Vale reforçar que a saída de profissionais do setor (em vermelho) é menos preocupante que a movimentação interna (em azul) de profissionais maduros (gráfico 2). Importante diferenciar os movimentos, pois assim conseguimos segregar os momentos entre as duas principais corretoras.

 

Atualmente a maior corretora é o grande vetor para esse resultado, não apenas por ter uma base 3x maior que a concorrência, mas também pela diferença de momento de suas operações, que estão passando por uma consolidação interna (fusões e incorporações entre escritórios são considerados na barra azul), com consequências diretas nos indicadores de queda de produtividade, abertura de contas, captação, etc.

 

Conforme comentamos anteriormente, além do movimento de consolidação interna (M&A), o amadurecimento dos profissionais no setor tem como consequência direta no aumento do movimento de migração de profissionais entre escritórios.

 

Essa diferença de momentos das operações vinculadas à XP vs. operações vinculadas ao BTG são visíveis nos números abaixo. Isso porque os escritórios BTG estão em fases diferentes do ciclo empresarial e maturidade – diversas operações renovaram seus status ao migrar de corretora.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Gráfico 3 – Saldo de movimentações de assessores entre corretoras (XP & BTG).

Mas qual a principal causa da migração de profissionais maduros entre escritórios?

 

Em pesquisa interna, a principal causa apontada foi a má administração das operações – falta de transparência financeira, societária e modelos de negócios incapazes de reter bons profissionais.

 

Ao longo dos próximos trimestres iremos acompanhar uma concorrência direta entre escritórios por esses profissionais maduros e com carteira consolidada.

 

Então, escritórios administrados de maneira profissional e com modelos de negócios estáveis, serão os escritórios mais produtivos e com maior potencial de atração de profissionais.

 

Como consequência, as corretoras com os melhores escritórios serão as corretoras mais fortes.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 
Gráfico 4 – Saldo de movimentações de assessores maduros.
 

Esperamos que os números de movimentações internas entre escritórios aumentem em 2-3x nos próximos trimestres, conforme a base amadureça (verde).

 

Por fim, esses números podem ser ainda maiores conforme o cenário de competição entre as instituições (bancos e corretoras) pelo mercado B2B se acentue.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *