Olá, assessor!
Tudo bem?
O seu cliente já ficou indeciso sobre as diversas opções de investimentos em uma plataforma aberta?
Geralmente, é preciso ser analisado o perfil do cliente para então achar um investimento ideal.
Olhando para o B2B, a análise que gera dúvida pelos AIs é o plano de carreira que cada escritório tem a oferecer. Saber analisar e escolher um escritório com plano de carreira otimizado, que vá ao encontro do seu perfil e te ajude a crescer no longo prazo, é fundamental.
Assim como na hora analisar o melhor investimento para o seu cliente, também é preciso analisar alguns diferenciais que os escritórios podem te oferecer e que se encaixe com seu perfil/momento atual.
Selecionamos alguns tipos de diferenciação que servem tanto para o escritório, quanto para você, assessor:
Bonificações para captação de bons clientes
- Aqui você precisa analisar se o seu poder de captação está afinado, se você tem um networking com bons prospects para sua carteira.
- Qual a sua base de relacionamento atual?
- Você já possui experiência comercial em segmentos de alta renda ou private?
Composição mínima de clientes no segmento
- Faça uma análise da sua carteira e entenda qual segmento você atua e como o escritório te auxilia a se tornar um assessor private, um sócio ou até executivo da empresa.
- Entenda quais as condições ou melhorias em comissionamento que o escritório oferece depois que realizar essa série de ações?
Certificações
- Quais são as suas certificações?
- Há benefícios no escritório ou na corretora para buscar novas certificações ou só existe incentivo para aumentar tamanho de carteira e captação?
- Certificações não garantem qualidade, mas abrem portas e podem te auxiliar a realizar transições de carreira e crescer como sócio.
Maiores repasses iniciais de acordo com a composição da carteira
- Você já tem uma grande carteira comercial?
- Qual o repasse (%) que esse escritório pode te fornecer de acordo com o que você já tem e o que pode alcançar?
- Você ainda recebe comissionamento diferenciado por produto? Então pouco importa o perfil do cliente que você capta.
Partnership e capacidade de crescer como profissional (executivos e liderança)
- Faça uma forte análise se esse escritório valoriza bons assessores, se você tem capacidade de crescer se estiver mostrando um bom desempenho vai ser possível crescer na sociedade..
- Uma boa forma para analisar a execução da narrativa e da venda do “sonho impossível” dos escritórios, é analisar se os novos assessores estão entrando com melhores negociações de equity, luvas que os antigos.
- Qual o valuation da sua operação? Compare com o mercado em geral (corretoras, bancos e etc.)
- Quais as contrapartidas pedidas nos seus contratos? Não competição, solicitação e etc.
Cada cliente possui suas particularidades e forma um perfil diferente, assim como cada empresa possui seu tipo de plano de carreira, e você precisa estar atento ao escolher. Um bom comissionamento chama atenção, com certeza, mas e outros fatores que podem não ser vantajosos no longo prazo para o seu perfil de profissional?
Eventuais negociações que não saibam analisar os pontos específicos citados, devem ter contratos mais pesados – por isso, procure especialistas para te auxiliar na transição e priorize a transparência. Exemplo: um escritório que te ofereça o dobro de luvas financeiras, provavelmente deve requisitar regras mais longas em seus contratos.
Nossa sugestão é que você sempre questione sobre os pontos acima e avalie com cuidado.
Aqui, você consegue acessar uma planilha para comparar diferentes propostas ou analisar essas variáveis do seu escritório.
No mundo dos investimentos, discernimento e atenção aos detalhes são fundamentais. O sucesso está em crescer de forma sustentável e alinhada aos seus objetivos.